Diplomacia Corporativa: Inovação e Estratégia

Lista de desejos Compartilhar
Compartilhar Curso
Link da Página
Compartilhar nas mídias

Sobre o curso

O curso de Diplomacia Corporativa

Uma das principais funções do analista de Relações Internacionais é a sua atuação em empresas globais e nas organizações que buscam se inserir no ambiente de mercado global. A diplomacia corporativa é uma série de práticas que tem como objetivo produzir circunstâncias promissoras para que as empresas tenham sucesso na realização de suas metas organizacionais através de interações com sócios, acionistas, fornecedores, clientes, concorrentes, governos e outros. Graças à complexidade da dimensão internacional e a multitude de atores envolvidos nas dinâmicas ocorridas neste ambiente, recorreremos a uma abordagem multidisciplinar para entender o papel do internacionalista como diplomata empresarial.

Neste curso, analisaremos as ferramentas analíticas presentes na literatura de política externa e de teoria de relações internacionais e como elas podem ser utilizadas pelas corporações no objetivo das negociações internacionais. Também iremos percorrer pelos instrumentos da área da Administração que auxiliarão estrategicamente o internacionalista como figura responsável pelos objetivos de negociação de uma empresa, organização não-governamental etc., bem com o seu posicionamento nos processos na economia de inovação.

Exibir Mais

O que você aprenderá?

  • Introduzir o conceito de diplomacia corporativa;
  • Entender as estratégias de negociação mais utilizadas na dimensão internacional, através da perspectiva de corporações internacionais (firmas, ONGs e terceiro setor);
  • Analisar os possíveis conflitos e tensões que envolvem as relações entre atores, para poder solucioná-los;
  • Capacitar o aluno de forma que ele seja capaz de desenvolver as práticas de diplomacia corporativa;
  • Compreender a complexidade do ambiente internacional e identificar os atores (stakeholders) presentes e as variáveis presentes em uma relação de negociação.

Conteúdo do curso

Curso

  • Orientações
    00:00
  • Módulo 1 – Introdução à Diplomacia Corporativa
    01:17:24
  • Módulo 2 – A Teoria das RI no ambiente de negócios internacionais
    01:07:20
  • Módulo 3 – Introdução à Negociação Internacional
    55:11
  • Módulo 4 – O aspecto institucional e processual de negociação
    01:04:22
  • Módulo 5 – O aspecto estratégico de negociação
    57:09
  • Módulo 6 – O aspecto tático
    50:11
  • Módulo 7 – O aspecto técnico
    01:07:48
  • Módulo 8 – Seminário de Apresentações
    01:14:35
  • Avaliação Final – Questionário
  • Trabalho final