Diplomacia Corporativa: Inovação e Estratégia
Sobre o curso
O curso de Diplomacia Corporativa
Uma das principais funções do analista de Relações Internacionais é a sua atuação em empresas globais e nas organizações que buscam se inserir no ambiente de mercado global. A diplomacia corporativa é uma série de práticas que tem como objetivo produzir circunstâncias promissoras para que as empresas tenham sucesso na realização de suas metas organizacionais através de interações com sócios, acionistas, fornecedores, clientes, concorrentes, governos e outros. Graças à complexidade da dimensão internacional e a multitude de atores envolvidos nas dinâmicas ocorridas neste ambiente, recorreremos a uma abordagem multidisciplinar para entender o papel do internacionalista como diplomata empresarial.
Neste curso, analisaremos as ferramentas analíticas presentes na literatura de política externa e de teoria de relações internacionais e como elas podem ser utilizadas pelas corporações no objetivo das negociações internacionais. Também iremos percorrer pelos instrumentos da área da Administração que auxiliarão estrategicamente o internacionalista como figura responsável pelos objetivos de negociação de uma empresa, organização não-governamental etc., bem com o seu posicionamento nos processos na economia de inovação.
Conteúdo do curso
Curso
-
Orientações
00:00 -
Módulo 1 – Introdução à Diplomacia Corporativa
01:17:24 -
Módulo 2 – A Teoria das RI no ambiente de negócios internacionais
01:07:20 -
Módulo 3 – Introdução à Negociação Internacional
55:11 -
Módulo 4 – O aspecto institucional e processual de negociação
01:04:22 -
Módulo 5 – O aspecto estratégico de negociação
57:09 -
Módulo 6 – O aspecto tático
50:11 -
Módulo 7 – O aspecto técnico
01:07:48 -
Módulo 8 – Seminário de Apresentações
01:14:35 -
Avaliação Final – Questionário
-
Trabalho final